O exame realizado por meio da ultrassonografia é um dos mais recomendados por médicos em busca de um diagnóstico preciso. Além de ser simples e rápido esse tipo de procedimento não expõe o paciente à radiação ionizante, como no caso da radiografia. Por isso mesmo é um exame tão requisitado por médicos das mais variadas áreas da saúde.
Seja para identificar possíveis doenças, ou para averiguar a evolução de uma gestação e a respectiva integridade do feto, a ultrassonografia possui diversas atribuições. Afinal, por meio de suas ondas sonoras é possível averiguar qualquer tipo de variação anatômica que destoa do convencional, além de constatar mudanças no tamanho e na textura de um determinado órgão.
De forma geral o ultrassom e suas variações, são necessários para a melhor visualização de tecidos moles. Por isso ele não é utilizado para constatação de fraturas ósseas, por exemplo.
Depois de confirmada a gravidez, existe a necessidade de fazer alguns exames para se ter uma gravidez tranqüila e segura. Primeiro deve-se procurar um médico de confiança para começar a fazer o pré-natal. O Pré-natal é fundamental para acompanhar o bem estar da mãe e do bebê e pode rastrear possíveis problema gestacionais, e previne alterações que, se não tratadas, têm graves consequencias, desde uma infecção urinária a uma elevação arterial!
Idades Gestacional: Entre a 6ª e a 10ª semana
Avaliação do desenvolvimento do embrião, suficiência do corpo
Idades Gestacional: 18 a 24 semanas (Preferencialmente 23 semanas)
Coleta do líquido ammniótico para análise genética laboratorial
Idades Gestacional: 3º trimeste
Avaliação do bem-estar fetal pela cardiotocografia e parâmetros ultrassonográficos (líquido amniótico, movimentos resporatórios e corporais, tônus)
Método auxilar da mamografia. Ajuda a diferenciar entre lesão benigma e maligna. Traz benefícios principalmente em mulheres com mamas densas e de alto risco para o cancêr de mama.
Avaliação do desenvolExame por imagem utilizado na avaliação das condições gestacionais. Avalia o feto em movimento no seu ambiente natural. Avalia com mais detalhes a morfologia fetal, o crescimento intra-útero, a placenta e o volume de líquido amniótico.vimento do embrião, suficiência do corpo
Consiste na aspiração de material no interior de cistos inespecíficos e nódulos que não preencham os critérios de benignidade estabelecidos.
Direciona o cirurgião para a ressecção da lesão impalpável durante a cirurgia. Consiste na colocação de um fio guia metálico, carvão ativado ou material radiotivo (ROLL) no interior da lesão, demarcando o seu trajeto até a pele.
Idades Gestacional: 12 a 14 semanas
Estudo do risco de alterações cromossômicas pela Ultrassonografialúteo
Idades Gestacional: 22 a 24 semanas
Anatomia de orgãos e sistemas para identificação de anomalias fetais maiores
Idades Gestacional: Após 24 semanas
Até 24 semanas avaliação de circulação uterina. Após 24 semanas avaliação da circulação placentária e fetal e diagnótico precoce de insuficiência placentária.
Auxilixa o diagnóstico das principais patologias ginecológicas e permite tratamentos adequados. Realizada pela via abdominal e pela via endovaginal. É o exame mais solicitado na atualidade para a avaliação ginecológica.
Permite diagnósticos mais detalhados e mais precisos. Possibilita uma visão em terceira dimensão (3D e 4D), principalmente das estruturas superficiais do feto.
Usada para o diagnóstico definitivo de nódulos sólidos com características indeterminadas. Vantagens: rapidez no procedimento e recuperação imediata.
Seg à Sex 08:00 às 12:00
13:30 às 18:00