O DIU Mirena é um dispositivo feito de plástico, o mesmo utilizado no DIU de cobre, mas que possui um reservatório com hormônio recoberto por uma membrana que regula a liberação hormonal diária. Seu tempo de duração é de 5 anos.
O hormônio liberado é o levonorgestrel, uma progesterona, que atua no endométrio e na musculatura do útero. Com o passar dos dias a ação é cada vez mais efetiva, o endométrio fica fino e com alguns meses a menstruação pode ser suspensa. Por não bloquear a ovulação sempre, é esperado no inicio, sangramento menstrual, que vai diminuindo a cada mês. Cerca de 60% das mulheres param de menstruar após 6 meses do uso do Mirena e 35% apresentam um fluxo muito pequeno quando ocorre o período menstrual. Apenas uma pequena porcentagem terá um fluxo forte ou sangramentos fora do período menstrual.
Os sintomas da tensão pré menstrual normalmente são amenizados, mas podem não desaparecer.
Se você estiver usando pílula anticoncepcional antes de inserir o DIU Mirena, pode reparar algumas mudanças como: aumento da oleosidade da pele, aparecimento de acne e até aumento da queda de fios de cabelo. Essas alterações podem não estar relacionadas com o DIU Mirena, e sim com a ação dos hormônios ovarianos após da parada da pílula.
Seg à Sex 08:00 às 12:00
13:30 às 18:00